SOPOB

SOCIEDADE PSICANALÍTICA OFICIAL DO BRASIL

WWW.SOPOB.COM.BR

SOBRE O CREDENCIAMENTO PARA EXERCER A PROFISSÃO DE PSICANALISTA?

Para exercer a profissão dentro da legalidade, o psicanalista precisa filiar-se a uma Sociedade Psicanalítica. Em nosso caso, a SOPOB - Sociedade Psicanalítica Oficial do Brasil, devidamente registrada e reconhecida, credencia os alunos formados pela FATECBA - Faculdade Teológica e Cultural da Bahia, providenciando toda documentação necessária ao exercício da profissão.  

O CURSO TEM REGISTRO NO MEC?

Não. Nem tão pouco os demais cursos de formação em Psicanálise existentes no País. Inexistem, também, cursos de Psicanálise no âmbito universitário e sim Especialização Lato Sensu. Concluído, o psicanalista recebe um Certificado expedido pela Sociedade. No entanto, há sociedades que não emitem sequer uma comprovação de conclusão de curso. Nossa Escola cumpre a risca essa necessidade.

QUEM É O PSICANALISTA JUNTO Á  CLIENTELA E AO MINISTÉRIO DO TRABALHO?

É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, clínicas e até hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

POR QUE O CURSO É ABERTO ÀS VÁRIAS PROFISSÕES?

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos - como Jung e Adler - mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

O QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE PSICANALISTA?

No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparada pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.

O QUE FAZ O PSICANALISTA?

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos auto e heteroagressivos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

IMPRIMA OS FORMULÁRIOS ABAIXO E ENVIE-NOS PELO CORREIO:

Ficha de Filiação a SOPOB

Requerimento de Filiação a SOPOB

Modelo de Compromisso de Filiação a SOPOB

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CREDENCIAMENTO NA SOPOB:

Xérox de Diploma de Psicanalista e Histórico Escolar;
Duas fotos;
Xérox de RG e CPF;
Preenchimento dos Formulários linkados acima e xérox do comprovante bancário da taxa de filiação e anuidade;
Valor de anuidade da SOPOB – R$ 250,00

www.sopob.com.br

OS DEPÓSITOS DEVERÃO SER EFETUADOS EM NOME DE:

SOCIEDADE PSICANALÍTICA OFICIAL DO BRASIL
AGÊNCIA - 0188-0
CONTA CORRENTE - 75.020-4

bb

BANCO DO BRASIL S/A

Enquete

O que você achou do novo site da FATECBA?
  • Excelente
  • Bom
  • Ruim
  • Péssimo
Resultado